1. FutCAP

Athletico: Odair Hellmann e a Luta por Estabilidade Defensiva na Série B

Por Redação FutCAP em 25/07/2025 04:15

Há dois meses à frente do comando técnico do Athletico Paranaense, Odair Hellmann ainda não conseguiu resolver a principal fragilidade da equipe na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro: a precária performance de seu setor defensivo. A busca por reforços segue em pauta, evidenciando a urgência da situação.

O Furacão ostenta a segunda pior defesa da competição nacional, tendo cedido 24 gols em 18 rodadas disputadas. Apenas o Athletic, com 25 gols sofridos, apresenta um desempenho inferior. A marca do Rubro-Negro se iguala à de América-MG e Amazonas. Em um total de 18 partidas, o Athletico conseguiu manter sua meta inviolada em apenas três ocasiões, o que representa um percentual de 16,6% do total de jogos, superando por pouco a equipe mineira, que registrou apenas dois jogos sem ser vazada.

A preocupante realidade dos números defensivos reflete diretamente na posição do clube na tabela. O Rubro-Negro ocupa uma modesta décima colocação, acumulando 24 pontos, e se encontra a cinco pontos de distância da Chapecoense, equipe que atualmente fecha o G4 da competição.

As Múltiplas Faces da Zaga Rubro-Negra Sob Odair

Na incessante tentativa de conter a vulnerabilidade defensiva, o treinador Odair Hellmann já implementou quatro composições distintas para a linha de defesa em suas dez partidas no comando. Tais modificações ocorreram tanto por imperiosa necessidade quanto por escolhas táticas deliberadas.

O técnico experimentou esquemas com dois e três zagueiros, promovendo inclusive alterações na posição de goleiro. No confronto que resultou em empate com a Ferroviária, por exemplo, Odair optou pela escalação do goleiro Santos como titular e marcou a estreia do recém-contratado zagueiro Aguirre. Durante este período, o zagueiro Habraão e o goleiro Mycael também receberam oportunidades em campo.

Embora Odair tenha conseguido uma ligeira melhora na média de gols sofridos, que caiu de 1,62 antes de sua chegada para 1,1 atualmente, tal avanço não se mostrou suficiente para reverter o cenário de instabilidade que assola o setor.

Athletico: Odair Hellmann e a Luta por Estabilidade Defensiva na Série B
Foto: (Divulgação)

Fragilidades Persistentes e a Ameaça da Bola Parada

Uma das maiores preocupações do corpo técnico reside na fragilidade da equipe em lances de bola parada. Dos 24 gols sofridos pelo Athletico, dez (equivalente a 41,6%) tiveram origem em jogadas desse tipo, um índice alarmante que expõe a falta de consistência na marcação e posicionamento em momentos cruciais do jogo.

Em busca de maior solidez para seu sistema defensivo, o Furacão tem um novo desafio no próximo domingo, quando enfrentará o América-MG. O confronto, válido pela 19ª rodada ? a última do primeiro turno ? da Série B, está agendado para as 18h30, no Estádio Independência.

As Variações Táticas na Defesa do Athletico com Odair

Abaixo, detalhamos as diferentes formações defensivas utilizadas pelo técnico Odair Hellmann, evidenciando a constante busca por uma fórmula ideal para a retaguarda rubro-negra:

Composição Defensiva Número de Jogos
Mycael, Kauã Moraes, Habraão, Léo e Esquivel 4
Mycael, Kauã Moraes, Belezi, Habrão, Léo e Esquivel 2
Mycael, Kauã Moraes, Belezi, Léo e Esquivel 3
Santos, Kauã Moraes, Belezi, Aguirre e Léo 1

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos

Portal não encontrado ou não configurado para YouTube.