- FutCAP
- Confronto de Craques: Zapelli vs Josué no Athletiba. Quem Brilha?
Confronto de Craques: Zapelli vs Josué no Athletiba. Quem Brilha?
Por Redação FutCAP em 16/01/2026 16:35
A responsabilidade de carregar o icônico número 10 em um clássico como o Athletiba transcende a mera numeração. Essa posição no futebol é sinônimo de excelência e liderança técnica, e é exatamente isso que se espera de Zapelli, do Athletico Paranaense, e Josué, do Coritiba, no confronto deste sábado na Arena da Baixada, válido pelo Campeonato Paranaense.
Zapelli e Josué: Os Maestros da Meia-Canja
Zapelli ostenta a camisa 10 do Furacão, enquanto Josué honra o mesmo número no Coxa. Ambos compartilham a característica de serem as referências em criatividade de suas respectivas equipes, prometendo um embate tático de grande interesse.
A história do clássico Athletiba já foi escrita por grandes nomes que vestiram a camisa 10. Nivaldo, ex-meia que disputou 30 clássicos, a maioria pelo lado rubro-negro, relembra a importância do jogador:
"Que nem a gente brinca, um bom camisa 10 tem olho atrás. Ele enxerga tanto o que está na frente, aos lados e também o posicionamento de quem está atrás dele"
Essa visão privilegiada é o que se espera dos atuais portadores da camisa 10.
Desempenho e Expectativas para o Clássico
O argentino Zapelli demonstrou sua qualidade na temporada passada, sendo o principal "garçom" do Athletico com dez assistências e figurando entre os artilheiros com cinco gols. Sua participação no Athletiba deste sábado marcará sua estreia em 2026, ao lado do elenco principal do Furacão.
Já o português Josué foi o líder em assistências do Coritiba em 2025, com sete passes decisivos, e se destacou como vice-artilheiro da equipe, marcando sete gols. Sua entrada no intervalo na vitória anterior contra o Maringá indica sua importância para o time.
Estilos de Jogo e Personalidades em Campo
No duelo particular, os camisas 10 apresentam estilos de jogo e personalidades distintas. Aos 23 anos e com uma notável frieza, o jovem Zapelli teve sua posição ajustada pelo técnico Odair Hellmann, atuando agora mais recuado no campo.
Em contrapartida, com a experiência de seus 35 anos, Josué demonstra um perfil mais impulsivo. Ele se encaixa no perfil clássico de meia de criação, sendo a peça mais avançada do setor no esquema tático do treinador Fernando Seabra.
Athletico e Coritiba protagonizarão o primeiro clássico de 2026 neste sábado, às 16h, na Arena da Baixada, em partida válida pela quarta rodada do Campeonato Paranaense. O ge acompanhará todos os lances do Athletiba em tempo real, com pré-jogo iniciando uma hora antes do apito inicial.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros